Fotos

04 janeiro, 2010

Curso de Shiatsu



Curso de Shiatsu


O que é o Shiatsu?

O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados meridianos e se relacionam com os órgãos internos. A energia vital que flui por esses canais ou meridianos é chamada Ki, em japonês, ou Chi em chinês.
Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos: "shi" significa dedos e "atsu" significa pressão ou contacto.
O shiatsu tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.
Na Medicina Oriental, a doença é uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo do Ki, um desequilíbrio na energia da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo do Ki, é através do shiatsu. Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá produzir mais Ki para circular na área com energia estagnada ou com dor.
O Shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China.
A Tradicional Medicina Chinesa foi levada para o Japão aproximadamente no século X a.C, quando os chineses invadiram o Japão.
O Tao Yinn: um sistema que pertencia a Tradicional Medicina Chinesa, que consistia de exercícios voltados para a saúde, combinavam auto-massagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer. O Tao Yinn associado a outras técnicas deu origem a uma massagem chamada Anma, que por sua vez, deu origem ao shiatsu.
No século XX terapeutas japoneses desenvolveram o shiatsu de uma forma terapêutica profissional, entre os mais destacados, Tokujiro Namikoshi e Shizuto Masunaga. Desde a década de 50 o shiatsu foi reconhecido pelo governo japonês como terapia. É reconhecido pelo Ministério da Saúde do Japão como "uma forma de manipulação que visa corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas".

A energia vital pode ser alterada pelos sentimentos captados pelo espírito e pela mente, que comanda o sistema nervoso central. «É através do contacto das nossas mãos, com estímulos variados, de acordo com a capacidade de percebermos e nos sensibilizarmos com a linguagem corporal, que podemos harmonizar e reequilibrar os circuitos energéticos»,


Matéria ministrada no Workshop

*      História do Shiatsu
*      Energia “KI”
*      Yin/Yang
*      Os Meridianos
*      Os Chakras
*      Estágios de Pressão
*      Postura do Terapeuta
*      Iniciação ao Tratamento
·         Costas/Pernas e Pés
·         Cabeça/Pescoço e Ombros
·         Torax/Abdomén e Pelvis
·         Ancas/Pernas/Braços/Mãos e Dedos

Programa do Curso

·         Terá a duração de 8 meses sendo leccionado 2 domingos por mês entre as 10h e as 19h00.
·         As turmas são limitadas a um minimo de 8 alunos.
·         O valor do workshop é 90 euros mês, valor da inscrição 35€.


Material a trazer para as aulas:
  • Calças de fato de treino
  • T-shirt
  • Meias
  • Por questões de higiene, esta roupa (lavada e limpa) deverá ser vestida no local pouco antes do início da aula.

WORKSHOP DE IRIDOLOGIA UNIFICADA

WORKSHOP DE IRIDOLOGIA UNIFICADA



      A Iridologia consiste num diagnóstico feito através da íris, este permite ao terapeuta avaliar a constituição de uma pessoa, doenças, intoxicação do organismo e dos respectivos órgãos. Por vezes ainda antes do problema ser detectado num exame de sangue.
É uma ciência que nos dá a probabilidade de 90% de certezas na avaliação

Iridologia,  uma visão integral do ser
 

A íris é uma membrana muscular, organizada em camada, onde músculos orbiculares fecham o orifício chamado pupila, e músculos radiais que abrem este orifício central, regulando a quantidade de luz que incide sobre a retina. Ao olharmos os olhos de uma pessoa, descontamos as piscadas e os movimentos involuntários, e veremos o reflexo da lanterna ou das luzes do ambiente na córnea. Abaixo desta lente temos outro espaço invisível, com líquido, também invisível, e depois vemos a íris, que ao ser iluminada em diferentes ângulos oferecerá imagens com relevos resultantes da hipotonia dos músculos radiais e orbiculares nos seus diferentes planos de profundidade.

  

O aprendizado da projecção dos órgãos na íris e os significados básicos das lesões resultantes de doenças ou fragilidades constitucionais é um instrumento valiosíssimo para os profissionais de saúde, complementando e até mesmo suplantando exames de alta tecnologia, pois permite o monitoramento da evolução clínica em curto tempo, complementando as análises sorológicas e de imagens. Especialmente para aqueles que têm uma perspectiva holística, a análise da íris integra o raciocínio entre os diversos aspectos orgânicos e comportamentais.

Programa do Workshop

·         Terá a duração de 2 meses sendo leccionado 3 dias por mês, em horário pós-laboral.
·         As turmas são limitadas a um minimo de 6 alunos.
·         O valor do seminário é 200 euros mês.